quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

SEPARADOS PARA DEUS...P/03...01/02/2017



II. Deixe-me tentar mostrar o que não é separação do mundo.
Esse ponto é um daqueles que necessitam de esclarecimento.
Há muitos equívocos que são cometidos a respeito.
Você verá algumas vezes cristãos sinceros e bem intencionados fazendo coisas que Deus nunca teve em mente que eles fizessem na questão da separação do mundo, e honestamente acreditam que estão no caminho devido. Seus equívocos frequentemente causam um grande mal.
Eles dão espaço para os ímpios ridicularizarem a fé e fornecem a eles uma desculpa para não tê-la.
Eles fazem com que o caminho da verdade seja zombado, e acrescentam a ofensa da cruz.
Eu vejo nisso um pleno dever de fazer alguns esclarecimentos sobre o assunto.
Nós nunca podemos nos esquecer que é possível ser sincero, e pensar que nós estamos “fazendo a obra de Deus”, quando na realidade nós estamos cometendo um grande erro.
Pode existir “zelo sem conhecimento”.
Há algumas coisas sobre as quais é tão importante orar para um discernimento correto e para um senso cristão comum, como sobre a separação do mundo.
(a)           Quando Paulo diz, “Saiam e se apartem”, ele não quis dizer que cristãos devem desistir de todas as suas vocações, comércios, e negócios seculares.
Ele não proibiu os homens de serem soldados, marinheiros, advogados, médicos, comerciantes, bancários, lojistas, vendedores de porta em porta.
Não há um palavra no Novo Testamento para justificar uma conduta como esta.
Cornélio o centurião, Lucas o médico, Zenas o advogado, são exemplos do contrário.
Ociosidade em si é um pecado.
Uma ocupação legal é um remédio contra a tentação.
“Se alguém não quer trabalhar, também não coma” (2Ts 3:10).
Desistir de qualquer atividade da vida que não seja algo necessariamente pecaminoso, para os ímpios ou do diabo, ou pelo medo que algum mal venha dele, é uma conduta preguiçosa e covarde.
O plano correto é carregar nossa fé para dentro das nossas atividades, e não desistir delas sobre um pretexto infundado de que isso interfere em nossa fé.
(b)           Quando Paulo disse “Saiam e se apartem”, ele não quis dizer que os cristãos deveriam parar de se relacionar  com as pessoas não convertidas, e se recusar a participar de sua sociedade.
Não há uma autorização para esta conduta no Novo Testamento.
Nosso Senhor e seus discípulos não se recusaram ir a uma festa de casamento, ou a se sentar à mesa de um fariseu.
Paulo não diz “Se alguém dos que não creem convidar você para uma festa”, você não deve ir, mas apenas nos fala como nos comportar se formos (1Co 10.27).
Aliás, é algo perigoso começar a julgar as pessoas tão rigorosamente, determinar quem é convertido e quem não é, qual comunidade é santa e qual é ímpia.
Nós com certeza nos enganaremos.
Acima de tudo, tal modo de vida nos tiraria muitas oportunidades de fazer o bem.
E se carregarmos nosso Mestre para onde quer que formos, quem sabe nós poderemos salvar alguns, sem sofrermos dano?
(c)            Quando Paulo diz “Saiam e sejam separados” ele não quer dizer que os cristãos não devem ter interesse em qualquer outra coisa na terra que não seja a religião.
 Ignorar a ciência, arte, literatura, e política, não ler nada que não seja diretamente espiritual,  não saber nada do que está acontecendo na humanidade, e nunca ver o jornal,  não se importar com o governo do seu país, e ser totalmente indiferente as pessoas que definem suas direções e fazem suas lei,  tudo isto parece muito certo apropriado aos olhos de alguns.
Mas eu penso que isto é uma negligência preguiçosa e egoísta do dever. Paulo sabia o valor de um bom governo, como um dos principais auxílios “para que tenhamos uma  vida tranquila e sossegada, em toda a piedade e honestidade” (1Tm 2:2).
Paulo não tinha vergonha de ler escritores pagãos, e citar suas palavras em seus discursos e escritos.
Paulo não pensava que era algo abaixo dele mostrar uma familiaridade com as leis, costumes e profissões do mundo nas ilustrações que ele nos deu.
Cristãos que se ufanam em sua ignorância das coisas seculares são exatamente os que trazem desonra para a religião.
Eu conheço o caso de um ferreiro que não viria para ouvir o pastor pregar o Evangelho, até que ele descobriu que este conhecia as propriedades do ferro.
Então ele veio.

TEM CONTINUAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário