segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Comunhão com Cristo...P/01...19/10/2015



 “Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?”
Amós 3:3.

 A expressão andar junto é comumente usada nas Escrituras como uma representação  de comunhão. Enoque andou com Deus: e já não era; pois Deus o tomou para si. Comunhão, em seu sentido completo, implica em atividade. Não é meramente contemplação, é ação, e, portanto, na medida em que andar é um exercício ativo, e andar

com um homem é ter comunhão com Ele, comunhão ativa com Ele, vemos como andar vem a ser a imagem da verdadeira comunhão com Cristo. Um velho Religioso, certa vez  disse, "Não dizem se Enoque retornou a Deus e depois O deixou, mas Ele 'andou com Deus'". Através de toda essa jornada, Ele teve Deus como Companheiro e viveu em perpétua amizade com seu Criador. Há, também, outra ideia contida no termo "andar junto". Não é apenas atividade, mas continuidade. Logo, a verdadeira comunhão com Cristo não é um mero espasmo  não é apenas uma emoção num momento de êxtase  mas se é o trabalho do Espírito Santo e se é desfrutada pela alma saudável, será algo contínuo. Isso também leva ao progresso, pois, ao andar junto, nós não levantamos nossos pés e os abaixamos no mesmo lugar, mas seguimos adiante cada vez mais próximos do fim da nossa jornada. E aquele que tem verdadeira comunhão com Cristo progride. É verdade que Cristo pode seguir em direção a excelência, pois Ele já atingiu a perfeição, mas
quanto mais próximo chegarmos dessa perfeição, mais amizade temos com Jesus  e a menos que progridamos, a menos que busquemos ser mais semelhantes à uma criança na fé, mais instruídos em sabedoria e mais aplicados em servir  a menos que busquemos ter mais zelo e fervor, perceberemos que, em tal momento de inércia, perdemos a Presença do Mestre, pois é somente seguindo ao Senhor que prosseguimos em andar com Ele. Isso, portanto, irá abrir seus olhos para ver como andar com uma pessoa é uma excelente imagem para comunhão com Ele e como o termo, "andar com Deus‖, é a melhor expressão para a amizade com Deus.Consequentemente, nosso texto implica pela sua própria forma na ideia de que dois não podem andar juntos a menos que concordem. E isso nos ensina, portanto, que a menos que estejamos em concordância com Cristo, não podemos nos ater ao doce estado de comunhão com Ele.
Nós devemos, antes de mais nada, notar o acordo aqui mencionado. Devemos, em segundo lugar, tentar notar a necessidade desse acordo. E então, em terceiro, devemos convidar todos os Cristãos a buscar esse acordo com Cristo pra que possam ter completa comunhão com Ele.
Eu não estou me dirigindo tanto ao mundo exterior quanto ao interior da Igreja. Quando pregamos o evangelho da Salvação, o pregamos ao mundo. Mas a comunhão é como o Santo dos Santos!
A salvação, por si só, parece ser a sala dos sacerdotes (O Santo Lugar), mas a comunhão é o Lugar Interior, que é onde há o véu, e em que ninguém a não ser os Cristãos tem permissão para entrar.
I.                  Primeiro, então, devemos nos esforçar em mostrá-lo
QUAL É O ACORDO
que deve existir entre o seu Senhor e você antes que você possa andar com Ele. Faremos isso de forma simples. Vamos manter a figura e ver que há certas coisas necessárias para que uma pessoa possa andar com outra. Primeiro, então, é certo que se quisermos andar com Cristo, devemos andar no mesmo caminho que Ele. Dois homens não podem caminhar juntos se um segue uma direção e o outro segue o caminho oposto. Se um vai para a direita e o outro para a esquerda, eles não podem andar juntos, embora eles possam alcançar o mesmo fim. Por seguir diferentes estradas, Eles não podem caminhar juntos a não ser que andem juntos na mesma estrada.
É fato que Eles podem conversar mesmo estando a jardas de distância, mas se um caminhar de um do lados da estrada, e o outro em outro lado, pensaríamos que a comunhão entre Eles era um tanto distante e o amor um tanto frio. Mas, quanto mais próximo eles caminharem precisamente na mesma estrada, mais Eles serão capazes de manter amizade um com o outro. Agora, filho de Deus, embora você não possa ser salvo por suas boas ações, e sua salvação não dependa de suas obras, lembre-se de que sua comunhão depende!
É impossível ser amigo de Cristo sem ser obediente a Seus mandamentos. Deixe um Cristão errar e Ele será invadido por muitas aflições. Deixe um filho de Deus abandonar o caminho de Deus, permita-o, como, ai de nós, muitas vezes fazemos, pulamos a cerca
para o Prado do Caminho-Errado, e ele não terá seu Senhor para pular com ele a cerca para o Prado do Caminho-errado!
Se formos obstinados e escolhermos nosso próprio caminho, devemos ir por ele sozinhos. Se, por algum prazer aparente, ou algum ganho fantasioso, ao invés de seguirmos a Coluna de fogo, seguirmos à vontade incerta dos nossos próprios desejos, teremos que ir sós, e nas trevas, também!
Cristo irá conosco em qualquer lugar que o dever nos chamar. Se o dever nos chamar à fornalha de fogo, o filho do Homem estará lá. Se nos levar ao covil dos leões, Ele fechará as bocas dos leões. Ele não teria ido lá com Daniel, se Ele tivesse buscado, por negligência do dever, evitar a destruição ameaçadora. O Senhor não teria ido com Sadraque, Mesaque e Abedenego dentro da chama da fornalha feroz, se Eles tivessem se ajoelhado à imagem, Ele não teria ido com Ele. "Se você andar contrário à mim", diz o Senhor,
"Eu andarei contrário a você".
Aqui eu devo ressaltar o que disse antes que seja mal compreendido. Não disse que Cristo abandona Seu povo a fim de destruí-lo  mas Ele os deixa de modo a tirar sua comunhão com Ele. Pois, novamente, eu repito que, apesar de a salvação não depender de boas obras, a comunhão possui essa dependência  e não pode ser desfrutada entre Cristo e um alma que está cheia de pecado.
Um homem pode ter muitos pecados contra Ele e ainda sim ser salvo. E muitas vezes a fragilidade e a imperfeição fragmentam-nos.
Mas se estivermos vivendo em pecado; se estivermos, de qualquer forma, violando os mandamentos de Deus  o âmbito do nosso pecado será o âmbito de separação entre nossas almas e Cristo.
 O pecado pode não nos matar, mas nos fará doentes. Tirará a mão
direita de Cristo de cima de nossas cabeças. Tome cuidado, portanto, cristão, em andar nos passos do seu Mestre. Empenhe-se em ser obediente à Sua Lei. Viva de forma justa, sóbria e piedosa em meio à uma torta e perversa geração. Seja como Calebe, que seguiu plenamente ao Senhor. Tenha esforço em todas as formas para aprender Sua vontade e então fazê-la. Em todos os caminhos apontados pelo Senhor, prossiga em sua jornada.
Lembre-se de todas as Suas ordenanças, e pratique todos os Seus preceitos. Entregue-se todas às Suas dispensações. Não seja o cavalo ou a mula que não tem nenhum entendimento, cuja boca deve ser presa com freios e rédeas para que não chegue próximo a você  mas seja guiado pelo próprio olho do Senhor. Corra no caminhos de Seus Mandamentos e encontrará uma estrada de alegria!
Esse é o primeiro ponto aqueles que andam juntos têm que ir pelo mesmo caminho.
Além disso, ao ir pela mesma direção, Eles têm que ir pelo mesmo motivo. Duas pessoas podem estar indo no mesmo caminho, mas suponha-se que estejam indo por razões opostas?
Há um advogado andando lado a lado com um homem que vai assaltá-lo. Deixe o pobre homem saber que vai ser roubado no fim da jornada e não haverá nenhuma comunhão entre os dois!
Suponha que Eles lutarão entre si  não haverá comunhão alguma entre Eles. Imagine os dois indo à mesma eleição, pretendendo votar em candidatos opostos  Eles não estarão propensos a manter um diálogo amigável um com o outro, apesar de estarem indo no mesmo sentido. Então, é necessário que não devamos ir apenas pela mesma estrada, mas com o mesmo motivo.Talvez você possa perguntar:
"É possível que eu vá com Cristo pela mesma estrada, mas ainda assim não com o mesmo motivo?".
Certamente, é. Pense num homemou numa mulher que aparenta ser tão santo como um cristão. Ele parece ser tão obediente ao Senhor como alguém que realmente O segue. Nas cerimônias, ele é o primeiro a observá-las. Nas ações de moralidade, ele as atende da forma mais escrupulosa. Mas pergunte-lhe o porquê de fazer tudo isso, e ele responde que é porque deseja salvar sua alma através disso. Imediatamente, ele e Cristo estão em desacordo!
Cristo compara tal pessoa a um anticristo e eles são inimigos jurados. Você está tentando salvar a si próprio?
 Então, você quer ser um salvador, enquanto Cristo é o Salvador?
Então você e ele estão em inimizade!
Mas se você está viajando na estrada para ser salvo pela graça, desejando manifestar sua gratidão com seus lábios e em sua vida, então você não deseja roubar a função de real ou sacerdotal de Cristo de qualquer dignidade. Você não deseja se colocar como outro rei em Sião. Mas se você está andando nessa estrada com uma causa contrária à de Cristo, você não pode manter uma comunhão com Ele.
Há muita abençoada comunhão com Cristo a ser desfrutada no Banquete do Senhor, mas se alguém vem à mesa do Senhor meramente com o pensamento de que isso o fará bom e salvará sua alma, não existe comunhão com Cristo para Ele porque esse não é o objetivo de Cristo. E ocorre o mesmo com o batismo. Essa ordenança é um abençoado meio de comunhão com Cristo em Sua morte e sepultamento, mas se alguém deseja ser batizado, supondo que a observância da ordenança salvará sua alma, então não há comunhão alguma!
Se alguém atribui mais valor ao ato (de se batizar) do que Cristo ordenou e, portanto, faz dEle um dever a cumprirmos  o momento em que o homem supõe alguma eficácia na água e no corpo sendo enterrado nesse lugar  então a comunhão cessa, pois a menos que venhamos a algo com a causa de Cristo, ou com uma razão que é agradável ao Coração de Cristo, não somos capazes de caminhar com Ele.

TEM CONTINUAÇÃO.

                     
                FACEBOOK DO EDITOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário